Blog da ECOS – Empresa Júnior Biologia UFPR

MEJ

O MEJ (Movimento Empresa Júnior) teve início na França dos anos 60, mais precisamente em 1967, na Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais  (ESSEC- L’Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales de Paris).

A primeira EJ (Empresa Júnior) a ser criada por este movimento foi a Junior Enterprise, que trazia consigo os objetivos principais de uma EJ, quais sejam: proporcionar uma realidade empresarial e prestar serviços de consultoria para empresas de mercado.

No Brasil, o Movimento chegou por um incentivo da Câmara de Comércio Brasil-França, ao fim da década de 80. Em 1988 surge a primeira EJ do país e da América Latina: Empresa Júnior da Fundação Getúlio Vargas.


  • O QUE SÃO EMPRESAS JUNIORES?

Uniões de alunos matriculados em cursos de graduação em instituições de ensino superior, com o intuito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do país e de profissionais capacitados e comprometidos com esse objetivo.

 

  • COMO ATUAM?

O objetivo primeiro das empresas juniores é promover a melhor experiência de mercado aos alunos graduandos na instituição à qual ela é vinculada. Sendo assim, busca-se fomentar o crescimento pessoal e profissional do aluno membro.

Além de atingir seu próprio objetivo, as EJs contribuem para o desenvolvimento do empreendedorismo em sua região, por meio do oferecimento de serviços de qualidade e a baixo custo ao mercado. Em alta escala, o Movimento das Empresas Juniores (MEJ) contribui com uma importante parcela no desenvolvimento empresarial e econômico do país.

As EJ se enquadram no terceiro setor da economia, uma vez que estão dentro do setor privado (não fazendo, portanto, parte do Primeiro Setor) e não têm por objetivo principal o lucro (excluindo-se, assim, do Segundo Setor). As EJ atendem principalmente o mercado das micro e pequenas empresas, que costumeiramente não têm acesso a consultoria sênior e enfrentam grandes dificuldades na gestão.

 

  • O PAPEL DA INSTITUIÇÃO

A fim de garantir um excelente aprendizado e uma maior credibilidade, todo o trabalho executado pode ter o acompanhamento e a orientação de um professor da respectiva área do conhecimento. Não existe, contudo, nenhum tipo de remuneração financeira à instituição.

 

  • EJ’s NO BRASIL

O Brasil é, atualmente, o país com mais EJ’s no mundo: são mais de 600. Cerca de 50% delas atua nas áreas de sociais aplicadas, com destaque para os cursos de Administração, Economia e Contabilidade. Apenas 10% são da área de biológicas.

 

  • E A ECOS?

O intuito da ECOS é trazer esse conceito de Empresa Júnior em Biologia para a Universidade Federal do Paraná (UFPR), ajudando na melhora do ensino e preenchendo um nicho vago no mercado da região.

 

 

FONTES:
Brasil Júnior
Wikipédia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s